“Todo
mundo pode vender algum produto/serviço e afirmar categoricamente que sabe
vender, quando na verdade não sabe”.
Para
esclarecer melhor a frase anterior vamos trazer aqui o real significado da
palavra “saber”:
Saber
- Ter conhecimento; ficar ou permanecer informado; conhecer.
Na
verdade, vender é muito mais do que entregar um produto e receber algo em troca.
É absolutamente retrogrado (em plena fase do Marketing 4.0 - fase do cliente
inteligente) trabalhar com vendas e desconhecer as diferentes formas de
alavancar um negócio fazendo uso das estratégias de venda que vamos elencar
aqui. É possível ainda dizer que: “Vender é uma arte para quem acompanha as
novas dinâmicas do mundo globalizado”.
Alguém
me tinha dito que sabia vender. Mas quando perguntei a ele quais as estratégias
que usava para vender, não conseguiu dar uma resposta clara e objectiva. Fizemos
uma análise (tendo em conta o nosso mercado angolano) e concluímos que mais de 80%
dos vendedores (quer seja de produtos/serviços) fazem recurso ao método
empírico de venda e desconhecem sobre a existência de técnicas ou estratégias
de venda.
Seguem-se
algumas estratégias para alavancar o seu negócio e as suas vendas:
Estratégias
de Vendas:
1. Ainda
tens medo de investir em Marketing? Tudo porque você por si só consegue levar
ao conhecimento do seu pequeno público os seus serviços e produtos?
Deixe disso! Contratar uma ou várias empresas especializadas
nessa área (ainda que pequenas e a custos acessíveis) para divulgar os seus serviços
é o melhor que tens a fazer. Pois é a melhor forma de atrair novos potenciais
clientes e vender os seus produtos e serviços em menos tempo. E claro, isso vai
permitir aumentar rapidamente o volume do seu negócio.
2. Aumente
as vendas online através das redes sociais – uma das grandes ferramentas para
alavancar o seu negócio;
3. Torne-se
um líder de pensamento – crie constantemente estratégias para confortar os seus
clientes;
4. Priorize
chamadas de vendas de entrada
como leads quentes – não permita que os seus leads (público alvo) sintam-se em
segundo plano. A rapidez com que você os atende pode permitir que os mesmos
deixem de ser leads e passam a clientes;
5. Pesquise
adequadamente e qualifique as
suas perspectivas
– o que perspectivas para o teu volume de negócio? É importante ter perpectivas/objectivos
de curto, médio e longo prazos;
6. Implemente uma avaliação gratuita dos seus serviços – a única maneira que os clientes têm de ser sentir valorizados e claramente parte integrante do seu negócio pois poderão exprimir e avaliar a eficiência e eficácia dos seus serviços;
Fonte
da imagem: Google
https://wise.com/invite/u/justinog11
7. Não
se intimide com ligações não solicitadas – aja de forma descontraída porque nem
sempre vais obter ligações solicitando algum serviço ou produto;
8. Ofereça
uma demonstração do produto – comprar perfume sem sentir a fragrância? Logicamente
não faz sentido algum. Crie condições para que os seus clientes tenham noções
do que pretendem adquirir e quais as vantagens;
9. Forneça
um resultado final personalizado e claro aos seus clientes – imagine o quão
feliz estarias ao aderir aos nossos serviços de Marketing Digital e obteres um
bonos ou alguma coisinha amais e personalizada especificamente para si ou para
o seus negócio? No meu caso eu estaria super feliz;
Fonte da imagem: Google
10. Esteja
disposto a adaptar sua oferta;
11. Feche
negócios com confiança;
12. Aprenda
a lidar com os seus clientes – cada um dos nossos clientes tem um comportamento
específico. É importante saber lidar com esses aspectos;
Fonte
da imagem: Google
13. Humildade,
simplicidade e um sorriso radiante – é muito importante para construir boas
relações sempre que for a atender o cliente;
14. Trate
bem os seus clientes e vais reduzir os custos com o Marketing;
15. Cultive
descriminação de preços e contas existentes para futuras oportunidades de venda
- isso faz com que o cliente
confie nos seus serviços e faça marketing pelo facto de ter
obtido um desconto (comercial ou financeiro) e lhe ter sido dada a oportunidade
de pagar parte dos valores numa próxima oportunidade de compra e venda.
Fonte
da imagem: Google
A
mídia social é uma das formas mais populares pelas quais as pessoas consomem
informações atualmente. É por isso que nove em cada dez empresas de varejo
estão ativas em pelo menos duas plataformas sociais. Com os dados do seu lado,
é possível aumentar as vendas online por meio da mídia social com algum pensamento
criativo e planejamento estratégico.
Embora
possa ser tentador pular na tendência mais quente da mídia social ou ir onde
seus concorrentes estão, essa provavelmente não será sua melhor escolha. O
tempo é essencial e você deseja construir seu pipeline da maneira mais
eficiente possível. Portanto, seja diligente em descobrir onde seus
clientes-alvo estão gastando seu tempo e encontre-os onde eles são mais ativos.
Lembre-se de que seu tom e sua voz podem precisar se ajustar à plataforma para que você possa se conectar com seu público. Você deseja que seu conteúdo se misture naturalmente com a plataforma e não pareça deslocado.
Fonte
da imagem: Google
O preço é importante, mas excelência nos serviços e no atendimento é o que fideliza os clientes. E um cliente satisfeito acaba por levar a empresa outros novos clientes!
Criador
de Conteúdos: Gilson Célio
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os clientes pela plataforma;
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do engajamento do público;
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