Para melhorar o nosso sistema educacional (além das condições técnicas e
infraestruturais), é meritório que velemos em dar melhores condições aos
professores (no sentido geral) e aos professores do ensino primário que é a
base da nossa análise. Sim! Uma delas é mesmo a condição salarial.
A indução poderá não nos dar dados concretos para a nossa análise mas ainda
assim vale usufruir das suas bases.
Desta feita, já se perguntaram o porquê que no mundo contemporâneo as
estatísticas apontam (claramente) para o aumento quantitativo de professores do
ensino superior, médio e básico?
Respondo da seguinte forma: Lidar com crianças não é fácil! E o retorno/ganho
por aturá-las (sem usar o eufemismo) é baixo. Porém muitos não estão dispostos
a doar-se por essa causa.
Quando eu falo sobre dar condições aos “professores do primário” refiro-me
também em capacita-los periodicamente (a todos os níveis de
conhecimento/técnicas) para melhor instruírem os seus educandos.
Para mim, será possível sermos politicamente corretos e usarmos a frase “as
crianças são o futuro do amanhã” se e somente se à educação tiver as suas
raízes bem assentes! Começando por prestar maior atenção aos mais novos pois
uma falha na educação deles poderá comprometer naturalmente o futuro do país.
Vale lembrar que os professores são ou deviam ser os nossos maiores
influenciadores já que supostamente são os nossos segundos pais. Mas um pai
faminto, tudo porque é mal remunerado e trabalha em péssimas condições, é
utopia esperar que dê a atenção que o seu filho realmente merece. E sem
esquecer que em cada turma do primário poderá ter mais de 30 alunos e alguns
sem carteiras para sentar.
Li recentemente textos, em um dos Jornais da nossa praça e sites, que diziam
que "Angola é um dos países da África que menos investe no sector da
Educação".
Se estendermos a nossa análise para aquelas zonas de difícil acesso (zonas
recônditas no verdadeiro sentido da palavra), realmente vamos lamentar não só
pelos professores como também pelos próprios alunos. Imaginem o que é trocar um
lápis/caneta por uma enxada? Tudo porque a esperança vem apenas do campo. Ou
seja, se os rapazes não forem a lavra provavelmente não hão de comer.
Já agora, eu desafio as nossas autoridades para que tornem possível o programa
que noutrora muito ouvia-se falar: O programa de merenda escolar. Eu não sei
que dados estatísticos foram obtidos na fase em que o mesmo foi efectivado, mas
eu tenho total certeza que é uma das principais formas de manter os estudantes
nas escolar reduzindo assim o índice de crianças fora do sistema de ensino.
Termino dizendo o seguinte: O professor do primário não devia ser visto como
"só mais um professor" pois ele é a gênese da ciência na vida de uma
criança.
SAWABONA SHIKOBA
Analista: Justino Célio
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