Ensino primário (gênese da ciência) - EGCON-COMERCIAL

Últimas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Ensino primário (gênese da ciência)





Para melhorar o nosso sistema educacional (além das condições técnicas e infraestruturais), é meritório que velemos em dar melhores condições aos professores (no sentido geral) e aos professores do ensino primário que é a base da nossa análise. Sim! Uma delas é mesmo a condição salarial.

A indução poderá não nos dar dados concretos para a nossa análise mas ainda assim vale usufruir das suas bases.
Desta feita, já se perguntaram o porquê que no mundo contemporâneo as estatísticas apontam (claramente) para o aumento quantitativo de professores do ensino superior, médio e básico?
Respondo da seguinte forma: Lidar com crianças não é fácil! E o retorno/ganho por aturá-las (sem usar o eufemismo) é baixo. Porém muitos não estão dispostos a doar-se por essa causa.

Quando eu falo sobre dar condições aos “professores do primário” refiro-me também em capacita-los periodicamente (a todos os níveis de conhecimento/técnicas) para melhor instruírem os seus educandos.

Para mim, será possível sermos politicamente corretos e usarmos a frase “as crianças são o futuro do amanhã” se e somente se à educação tiver as suas raízes bem assentes! Começando por prestar maior atenção aos mais novos pois uma falha na educação deles poderá comprometer naturalmente o futuro do país. Vale lembrar que os professores são ou deviam ser os nossos maiores influenciadores já que supostamente são os nossos segundos pais. Mas um pai faminto, tudo porque é mal remunerado e trabalha em péssimas condições, é utopia esperar que dê a atenção que o seu filho realmente merece. E sem esquecer que em cada turma do primário poderá ter mais de 30 alunos e alguns sem carteiras para sentar.

Li recentemente textos, em um dos Jornais da nossa praça e sites, que diziam que "Angola é um dos países da África que menos investe no sector da Educação".

Se estendermos a nossa análise para aquelas zonas de difícil acesso (zonas recônditas no verdadeiro sentido da palavra), realmente vamos lamentar não só pelos professores como também pelos próprios alunos. Imaginem o que é trocar um lápis/caneta por uma enxada? Tudo porque a esperança vem apenas do campo. Ou seja, se os rapazes não forem a lavra provavelmente não hão de comer.

Já agora, eu desafio as nossas autoridades para que tornem possível o programa que noutrora muito ouvia-se falar: O programa de merenda escolar. Eu não sei que dados estatísticos foram obtidos na fase em que o mesmo foi efectivado, mas eu tenho total certeza que é uma das principais formas de manter os estudantes nas escolar reduzindo assim o índice de crianças fora do sistema de ensino.

Termino dizendo o seguinte: O professor do primário não devia ser visto como "só mais um professor" pois ele é a gênese da ciência na vida de uma criança.


SAWABONA SHIKOBA

Analista: Justino Célio



Publicidade


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário/crítica.

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial