UNITEL VS AFRICELL
A concorrência obriga as empresas a reinventarem-se, a
diversificarem os seus serviços e acima de tudo a criarem novas estratégias no
nicho de mercado (Justino Célio 2023).
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A Africell trouxe
os seus serviços cá em Benguela (começou a operar Dezembro) e não esqueceu-se
do “OKO” dos Benguelenses/sulanos. O cartão SIM custa 200,00 Kz e o
telemóvel analógico 2.000,00 Kz. |
Gosto de briga de big dogs (passo a expressão)
hhhh!
Eu, particularmente, usufrui todos os serviços (tanto da Africell como da
Unitel), para que depois fizesse o meu próprio julgamento. E fá-lo-ei:
A Africell está a demonstrar ser uma concorrente
que sabe o que faz e quer! Fez-me lembrar de um conteúdo de marketing sobre a
gestão da relação com o cliente (fazer-saber, fazer-gostar e fazer-fazer). Tem
uma rede 4G que por sinal é rápida e o consumo do saldo (internet e normal) é
bastante econômico; Os seus serviços de internet e voz são bastante
convidativos porém, tem alguns aspectos que têm condicionado o bom
funcionamento da operadora:
1- Algumas vezes tem havido falhas de rede (mas eu acho normal visto que
começaram a operar há pouco tempo); e
2- Falhas em alguns dos seus aparelhos telefônicos (na verdade ainda não
constituiu um problema de grande proporção).
Pelos vistos, a Gestão da organização (empresa), fez uma análise Swot antes de
operar (análise empírica). Quando falamos sobre Swot estamos a dizer
simplesmente #forças, #fraquezas, #oportunidades e #ameaças da organização. Na
verdade, as grandes empresas usam essa ferramenta para avaliar a sua estrutura
organizacional sem descurar o ponto de vista funcional. Mas vale lembrar que a
Swot não dá total certeza de como o negócio vai decorrer “na prática” em
função dos aspectos Macroeconômicos que poderão contrapor o bom funcionamento
da empresa e pelo facto da própria ferramenta limitar as análises pois dá
informações muito resumidas.
Em Contabilidade Geral/financeira, existe um princípio que é o da continuidade.
Esperemos que a Africell paute por esse princípio e continue a proporcionar de
forma eficiente os seus serviços. Não digo eficaz porque para a nossa realidade
“eficácia nas empresas” ainda é um sonho!
Já a “secula” Unitel, pelo tempo de estrada, devia
ser aquele exemplo a seguir! Que pena que agora é uma propriedade do Estado...
Portanto, a Unitel tem bases de um camelo sedento
que perambulou durante muito tempo no deserto (até rima). Encontrou um “poço-zinho”
de água e quer consumir a água todinha. Ou seja, o consumo de internet e das
chamadas de voz (normal) deixa-nos a desejar bastante! Quando falo sobre o
camelo refiro-me também a lentidão da própria rede (neste preciso momento estou
com apenas uma unidade de rede e o camelo parece mais uma tartaruga).
A Unitel precisa melhorar os seus serviços e a sua eficiência de rede pois
quando a Africell instalar-se, definitivamente, em todo território nacional a
operadora Unitel, correrá o risco de perder boa parte dos seus clientes e
deixar de ser a líder no mercado das telecomunicações em Angola.
Eu estou a usufruir todos esses serviços e essa foi a minha experiência e a
minha opinião a respeito.
Sem mais o que dizer “SAWABONA SHIKOBA”
Analista: Justino Célio
By: GC99
👏🏽
ResponderEliminarSawabona, Belo compêndio👏
ResponderEliminarObrigado meu amigo 👏🏼🤝.
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