O valor da concorrência (Unitel vs Africell) - EGCON-COMERCIAL

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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

O valor da concorrência (Unitel vs Africell)


UNITEL VS AFRICELL


 VS

A concorrência obriga as empresas a reinventarem-se, a diversificarem os seus serviços e acima de tudo a criarem novas estratégias no nicho de mercado (Justino Célio 2023).




A Africell trouxe os seus serviços cá em Benguela (começou a operar Dezembro) e não esqueceu-se do “OKO” dos Benguelenses/sulanos. O cartão SIM custa 200,00 Kz e o telemóvel analógico 2.000,00 Kz.


A Unitel apercebendo-se dos riscos e da possível aderência dos seus clientes ao “OKO” da Africell, trouxe o Tarifário Bazza com a expressão “OVE” e gratuitidade nos cartões SIM. Ou seja, os Cartões “Sim” são gratuitos e podeis pegar quantos quiserdes.


Gosto de briga de big dogs (passo a expressão) hhhh!


Eu, particularmente, usufrui todos os serviços (tanto da Africell como da Unitel), para que depois fizesse o meu próprio julgamento. E fá-lo-ei:


         

A Africell está a demonstrar ser uma concorrente que sabe o que faz e quer! Fez-me lembrar de um conteúdo de marketing sobre a gestão da relação com o cliente (fazer-saber, fazer-gostar e fazer-fazer). Tem uma rede 4G que por sinal é rápida e o consumo do saldo (internet e normal) é bastante econômico; Os seus serviços de internet e voz são bastante convidativos porém, tem alguns aspectos que têm condicionado o bom funcionamento da operadora:


1- Algumas vezes tem havido falhas de rede (mas eu acho normal visto que começaram a operar há pouco tempo); e

2- Falhas em alguns dos seus aparelhos telefônicos (na verdade ainda não constituiu um problema de grande proporção).

Pelos vistos, a Gestão da organização (empresa), fez uma análise Swot antes de operar (análise empírica). Quando falamos sobre Swot estamos a dizer simplesmente #forças, #fraquezas, #oportunidades e #ameaças da organização. Na verdade, as grandes empresas usam essa ferramenta para avaliar a sua estrutura organizacional sem descurar o ponto de vista funcional. Mas vale lembrar que a Swot não dá total certeza de como o negócio vai decorrer “na prática” em função dos aspectos Macroeconômicos que poderão contrapor o bom funcionamento da empresa e pelo facto da própria ferramenta limitar as análises pois dá informações muito resumidas.

Em Contabilidade Geral/financeira, existe um princípio que é o da continuidade. Esperemos que a Africell paute por esse princípio e continue a proporcionar de forma eficiente os seus serviços. Não digo eficaz porque para a nossa realidade “eficácia nas empresas” ainda é um sonho!

 


           

Já a “secula” Unitel, pelo tempo de estrada, devia ser aquele exemplo a seguir! Que pena que agora é uma propriedade do Estado...

Portanto, a Unitel tem bases de um camelo sedento que perambulou durante muito tempo no deserto (até rima). Encontrou um “poço-zinho” de água e quer consumir a água todinha. Ou seja, o consumo de internet e das chamadas de voz (normal) deixa-nos a desejar bastante! Quando falo sobre o camelo refiro-me também a lentidão da própria rede (neste preciso momento estou com apenas uma unidade de rede e o camelo parece mais uma tartaruga).

A Unitel precisa melhorar os seus serviços e a sua eficiência de rede pois quando a Africell instalar-se, definitivamente, em todo território nacional a operadora Unitel, correrá o risco de perder boa parte dos seus clientes e deixar de ser a líder no mercado das telecomunicações em Angola.

Eu estou a usufruir todos esses serviços e essa foi a minha experiência e a minha opinião a respeito.

Sem mais o que dizer “SAWABONA SHIKOBA”
Analista: Justino Célio

By: GC99


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